O Governo Federal anunciou a seleção de 501 médicos especialistas para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa Agora Tem Especialistas, uma iniciativa que visa ampliar o acesso da população a atendimentos especializados em diversas regiões do país.
Os profissionais começarão a atuar até o dia 18 de setembro em 212 municípios de todos os estados brasileiros. Ao todo, serão contempladas 19 especialidades médicas, entre elas anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia e radioterapia, áreas com reconhecida demanda e escassez em muitas localidades.
O município de Canindé (CE), por exemplo, contará com cinco médicos especialistas.
A expectativa é de que a chegada desses profissionais fortaleça a rede de atenção especializada, reduza filas de espera por consultas e exames, e contribua para um atendimento mais ágil e resolutivo à população.
Segundo o Ministério da Saúde, o programa faz parte de um esforço do governo Lula para reestruturar o atendimento especializado no SUS, promovendo maior equidade no acesso à saúde, principalmente em regiões historicamente desassistidas.